Lançada em outubro de 2009, a linha Nike CTR 360 entrou no catálogo de chuteiras Nike para figurar ao lado dos modelos Tiempo, Total 90 e Mercurial. A então nova edição foi projetada para aperfeiçoar o desempenho dos jogadores que têm a característica de receber a bola e armar o jogo para sua equipe.
A estrutura da CTR 360 foi cuidadosamente planejada para oferecer maior precisão e dar mais conforto aos pés dos atletas. Ela conta com uma geometria desenvolvida para aprimorar os passes e proporcionar um controle de bola mais apurado. Além disso, a chuteira é revestida por um couro sintético resistente à água chamado Kanga-Lite e por placas de amortecimento no bico que agem para evitar contratempos nos impactos mais fortes.
Primeira versão da CTR 360
A primeira versão da Nike CTR 360 foi lançada em dois esquemas de cores, sendo Branco/Vermelho/Preto e Branco/Amarelo/Preto. Em seguida, a empresa promoveu as versões Dourado/Marrom/Branco e Azul/Preto/Branco/Prata/Royal. Novas edições foram vendidas nos esquemas Preto/Cyber/Branco e Azul/Preto/Branco.
Segunda versão da CTR 360
Batizada de CTR 360 II Maestri, a segunda versão da CTR teve seu lançamento em dezembro de 2010. O novo modelo teve aprimoramentos no cabedal, que ficou mais largo e ganhou novos elementos que remetem à Nike T90. O solado também foi modificado e recebeu uma nova composição para mais aderência ao campo.
A CTR 360 II Maestri foi lançada nas cores Vermelho/Branco/Preto, Branco/Preto/Azul, Branco/Preto/Amarelo, Preto/Branco/Vermelho/, Platina/Azul/Preto, Branco/Prata/Lilás e uma edição especial Preto/Azul/Preto.
CTR 360 Elite Series
A Nike preparou para a Copa do Mundo de 2010 versões especiais para todas as suas linhas de chuteiras e as batizou de Elite Series. A CTR 360 recebeu um cuidado especial e foi produzida com um solado de fibra de carbono que reduziu seu peso em 19%. Já o cabedal ganhou destaque com um tom em lilás metálico misturado com laranja. Segundo a Nike, essas cores foram escolhidas para permitir que os jogadores localizassem seus companheiros com mais facilidade no campo.
Durante o Mundial da África do Sul, a CTR 360 pôde ser vista nos pés de jogadores como Fabio Cannavaro, Mario Balotelli e Carlos Tevez. Após o torneio, a Nike lançou a edição Elite em todas os esquemas de cores da chuteira, com exceção à Branca/Prata/Lilás.
Terceira versão da CTR 360
O mês de julho de 2012 trouxe o lançamento da CTR 360 Maestri III, a terceira e mais recente versão da chuteira. O modelo teve seu design repaginado e recebeu a tecnologia ACC (All Conditions Control), que permite ao atleta obter controle total da bola em qualquer condição de jogo. Além disso, a CTR recebeu um revestimento em 3D na lateral que foi desenvolvido para o jogador distribuir passes com maior precisão. Complementando as novidades, a Nike implantou um solado com travas em 360º que aprimora a movimentação e otimiza as arrancadas. A CTR 360 III foi lançada nas cores Mint/Black/Line, White/Crimsom/Black, Mint/Black/Neo Lime e Current Blue/Volt/Black.
A CTR 360 III Maestri pode ser vista nos pés de grandes craques espalhados pelo mundo, como Andres Iniesta, PH Ganso, Sergio Busquets, Mario Balotelli, Carlos Tevez, entre outros.