Você conhece todos os procedimentos de produção de uma chuteira de futebol? Até o produto final chegar bonito e lustroso aos pés dos jogadores, ele passa por uma série de etapas mecânicas e manuais que envolvem a ergonomia do pé, o tipo de material utilizado, o solado e a posição de travas. Isso sem contar o trabalho de desenvolvimento do design e das cores que serão utilizadas nas chuteiras.
Para ilustrar esses processos, selecionamos algumas imagens da fábrica da Nike em Montebelluna (Itália) que mostram a produção da chuteira utilizada pelo marfinense Didier Drogba na Copa das Nações Africanas de 2013. O modelo fornecido para o atacante foi uma Nike Mercurial Vapor IX no esquema de cores Sunset.
No início da produção, os funcionários da Nike trazem o molde e o cabedal da chuteira ainda sem o solado. Um formulário exibe todas as informações do jogador.
Em seguida, a chuteira é colocada na máquina com o molde para obter o formato exato do pé do jogador. Note que a parte frontal inferior é preparada para receber o solado.
Já com a sola aplicada ao cabedal, a Mercurial troca de máquina e começa a ser personalizada.
Ajustes finais na customização e…
Mais uma Mercurial novinha em folha!
Ficou feliz o Drogba?